Robert Downey Jr. voltará ao MCU como o Homem de Ferro?
Robert Downey Jr., vencedor do Oscar e estrela da Marvel, recentemente surpreendeu os fãs ao falar sobre a possibilidade de retornar ao MCU como Tony Stark, também conhecido como Homem de Ferro.
Em uma conversa com a atriz Jodie Foster para a série Actors on Actors da Variety, Downey Jr. revelou que, apesar de anteriormente ter se mostrado relutante, agora está “surpreendentemente aberto à ideia” de vestir novamente a armadura do Vingador.
“É algo incrivelmente enraizado no meu DNA. Provavelmente, o personagem mais parecido comigo que já interpretei, mesmo ele sendo muito mais legal do que eu. Tenho me tornado surpreendentemente aberto à ideia. Entre ‘Nyad‘ e [Night Country] e, para mim, ‘Oppenheimer‘ e depois ‘Sympathizer‘, é realmente louco porque estamos indo muito bem. Eu estava olhando as fotos que tiramos, garantindo: ‘Ainda estamos com uma aparência razoável?’ E pensei, ‘Estamos muito bem.'”
O legado de Tony Stark com Robert Downey Jr.
Downey Jr. deu início ao MCU com o primeiro filme do Homem de Ferro em 2008, papel que revitalizou sua carreira após uma série de lutas pessoais. O ator se tornou o rosto da franquia por anos, com Tony Stark sacrificando-se em “Vingadores: Ultimato” em 2019.
Desde então, Downey Jr. estrelou “Oppenheimer“, de Christopher Nolan, pelo qual ganhou seu primeiro Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.
As reflexões de Downey Jr. sobre interpretar o Homem de Ferro variaram entre positivas e negativas nos últimos anos. Em entrevistas anteriores, ele mencionou que a alegria de interpretar Tony Stark acabou se desgastando com o tempo. Entretanto, ele agradeceu ao diretor Christopher Nolan por ressuscitar sua “credibilidade decrescente” ao escalá-lo em ‘Oppenheimer‘.
“Quando eu tinha 15 anos, queria ser Peter O’Toole. Com 25, trabalhei com Richard Attenborough e Anthony Hopkins. Quando tinha 35, finalmente entendi por que Dickie achava que Tony seria um modelo melhor para mim do que Peter. Aos 42, fiz dois filmes com Guy Ritchie e aprendi a fazer grandes filmes de Hollywood com um toque britânico civilizado. Depois, interpretei um cara chamado Tony no MCU por cerca de 12 anos. E, recentemente, aquele cara Chris Nolan sugeriu que eu tentasse uma abordagem discreta como um esforço final para talvez ressuscitar minha credibilidade decrescente. Então, compartilho isso com meus colegas indicados, este foi um ano excepcional.”
O futuro de Robert Downey Jr. no MCU
Recentemente, Downey Jr. tem se mostrado mais positivo sobre um possível retorno ao MCU, elogiando o papel como parte integral de seu DNA e destacando a genialidade do chefe da Marvel Studios, Kevin Feige. Ele disse à Esquire:
“Com prazer. É uma parte integral do meu DNA. Esse papel me escolheu. E, veja, eu sempre digo, ‘Nunca, jamais aposte contra Kevin Feige.’ É uma aposta perdida. Ele é a casa. Ele sempre vence.”
Atualmente, não há planos concretos para trazer Downey Jr. de volta como Homem de Ferro, com o próprio Feige afirmando que isso nunca acontecerá. No entanto, com a loucura multiversal prestes a alcançar seu clímax em “Vingadores: Guerras Secretas” em 2027, quem sabe que tipo de mágica Marvel pode acontecer?
Por enquanto, Robert Downey Jr. pode ser visto interpretando múltiplos papéis na comédia negra “The Sympathizer“, disponível no Max.