Qual a ordem cronológica dos filmes do Superman?
Quantos filmes tem o Superman, e qual a ordem certa de assisti-los? Onde assistir os filmes do Superman. Confira tudo sobre.
Ele é um ícone, ele é um alienígena, e ele é um americano que representa os ideais da humanidade através de suas ações e caráter. Já se passaram mais de 80 anos desde sua estreia em Action Comics #1, e seu traje azul, capa vermelha, botas e cueca ainda são instantaneamente reconhecíveis entre a crescente lista de personagens de quadrinhos com os quais o público em geral está familiarizado. Superman continua sendo o super-herói mais poderoso, mais icônico e mais incompreendido, em parte graças à sua aparente perfeição. O alienígena super-rápido, super-forte e invulnerável que Jerry Siegel e Joe Shuster criaram todos esses anos atrás teve sua mitologia e lista de poderes ampliadas a proporções satíricas.
Junto com mais de 1000 edições de Action Comics, o Homem de Aço foi adaptado para várias séries de televisão, rádio e cinema. Os filmes do Superman, desde a icônica versão de 1978, arrecadaram mais de dois bilhões e meio de dólares combinados ao longo de quase cinco décadas. Com Henry Cavill retornando como Superman no final de Adão Negro, e Cavill revelando que voltaria a interpretar o super-herói no futuro, é hora de mapear onde o personagem já esteve nas telonas. Para os não iniciados, a ordem de produção desses filmes é a ordem de exibição recomendada.
15 Filmes do Superman em Ordem de Lançamento
Primeiro, aqui estão os filmes do Superman em ordem de lançamento:
- Superman – 15 de dezembro de 1978
- Superman II – 19 de junho de 1981
- Superman III – 17 de junho de 1983
- Superman IV: Em Busca da Paz – 24 de julho de 1987
- Superman Returns – 28 de junho de 2006
- Man of Steel – 14 de junho de 2013
- Batman v Superman: A Origem da Justiça – 25 de março de 2016
- Liga da Justiça – 17 de novembro de 2017
- Liga da Justiça de Zack Snyder – 18 de março de 2021
14 Filmes do Superman em Ordem Cronológica
Era Christopher Reeve
Superman (1978)
Com uma história de Mario Puzo, autor do livro e do filme O Poderoso Chefão, trilha sonora de John Williams (Star Wars), e efeitos especiais de tirar o fôlego, Superman estabeleceu o padrão para o cinema de super-heróis por décadas. O diretor Richard Donner fez parceria com a equipe de animação e o diretor de fotografia Geoffrey Unsworth, de 2001: Uma Odisseia no Espaço, para replicar algumas técnicas de efeitos visuais para a abertura do filme. Christopher Reeve incorporou o desajeitado e tímido Clark Kent e o confiante e charmoso Superman de forma inigualável nesta história de origem. É também a introdução de Krypton, Zod (Terence Stamp) e Lex Luthor (Gene Hackman) à série.
Superman II (1980)
A produção de Superman II já estava bem avançada antes do lançamento de Superman (1978). Devido à sua dedicação ao filme Superman, Richard Donner foi removido como diretor durante a fase final de filmagem e substituído por Richard Lester (Os Três Mosqueteiros). A produção foi ainda mais complicada pelo falecimento do lendário diretor de fotografia Geoffrey Unsworth em 1978. Ainda assim, o filme é uma sequência direta de Superman. E apresenta os vilões kryptonianos introduzidos no primeiro filme, além do retorno de Gene Hackman. O filme recebeu uma reedição em 2006, intitulada Superman II: The Donner Cut, que reflete com mais precisão a visão original de Richard Donner para o filme. Ambas as versões demonstram por que Superman II continua sendo um dos melhores filmes de super-heróis já feitos.
Superman III (1983)
A primeira entrada na série sem a influência de Donner, Puzo ou Unsworth, Superman III tenta dividir o tempo de tela entre Christopher Reeve, Richard Pryor e um Superman maligno interpretado por Reeve. É uma iteração mais excêntrica que tenta incorporar mais humor à série, já bastante leve. Dessa forma, ele abandona a apresentação surreal e onírica dos dois filmes anteriores ao tentar abrir um novo caminho para a franquia.
Superman IV: Em Busca da Paz (1987)
A última e mais curta entrada na trajetória de Christopher Reeve como Superman, Superman IV: Em Busca da Paz segue o Homem de Aço em sua missão de livrar o mundo das armas nucleares. Ambientado durante a Guerra Fria, Superman tenta desarmar a humanidade enquanto seu arqui-inimigo Lex Luthor, ainda interpretado por Gene Hackman, escapa da prisão mais uma vez. Luthor cria o Homem Nuclear (Mark Pillow), um soldado alimentado por energia solar, para lutar contra Superman. Francamente, o filme não é amplamente apreciado e, dessa forma, é considerado um fim sem cerimônia para a interpretação de Christopher Reeve do personagem.
O Filme de Brandon Routh
Superman Returns (2006)
Superman Returns ignora a continuidade dos dois filmes anteriores e é intencionado como uma sequência espiritual de Superman e Superman II. Entãom, cronologicamente poderia se encaixar logo após Superman II, mas, nesse caso, você teria que desconsiderar os filmes seguintes de Reeve. Em Superman Returns, Superman retorna à Terra após uma viagem de cinco anos para ver o que resta de Krypton, apenas para descobrir que Lex Luthor (Kevin Spacey) foi libertado da prisão em sua ausência e está tramando algo sinistro.
Foi um sucesso de bilheteria, gerando quase 400 milhões de dólares em vendas mundiais. Mas também foi tremendamente caro (custou pelo menos 200 milhões de dólares), então Superman Returns não foi muito lucrativo. No entanto, a interpretação de Brandon Routh como o filho de Krypton ainda é celebrada pelos fãs do filme, que receberam outra chance de vê-lo como Superman no crossover Crise nas Infinitas Terras do CW. Infelizmente, Superman Returns se tornou mais problemático com o tempo devido a acusações de comportamento predatório por parte do diretor Bryan Singer e do ator Kevin Spacey.
O Universo de Snyder
O Homem de Aço (2013)
O primeiro filme do Superman da era pós-O Cavaleiro das Trevas dos filmes de super-heróis é o espetáculo de ficção científica O Homem de Aço. Dirigido por Zack Snyder (Watchmen, 300), O Homem de Aço apresenta todas as suas marcas registradas e introduz Henry Cavill ao mundo como Superman. O primeiro filme de origem desde Superman (1978) abraça o lado da ficção científica do Superman e o retrata de maneira mais realista do que as adaptações anteriores. Um elenco estrelado, com uma atuação focada e vilanesca de Michael Shannon, uma bela trilha sonora de Hans Zimmer, e efeitos visuais de cair o queixo fizeram desta adaptação mais austera uma configuração explosiva para o planejado universo de Snyder.
Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2015)
Batman vs Superman: A Origem da Justiça é a ambiciosa sequência de O Homem de Aço, e introduz Aquaman (Jason Momoa), Batman (Ben Affleck), Cyborg (Ray Fisher), The Flash (Ezra Miller), Lex Luthor (Jesse Eisenberg) e Mulher-Maravilha (Gal Gadot) ao universo de Snyder. Situado logo após o devastador ataque kryptoniano a Metrópolis em O Homem de Aço, Superman fica sozinho como um alienígena divino aparecendo de forma não cerimoniosa em todo o mundo para ajudar e salvar quando pode.
O governo dos EUA tenta controlar seus esforços devido a preocupações geopolíticas, e Superman é perseguido por seu arqui-inimigo dos quadrinhos, Lex Luthor. Luthor, então, manipula um Batman em final de carreira e um Superman recém-revelado em uma super luta antes de soltar o Apocalypse. Este, uma abominação alienígena, em Metrópolis. Controvérsias ainda cercam o tom sombrio bem como o Batman assassino, mas Affleck não é o primeiro Batman assassino. Uma versão do diretor, intitulada Batman vs Superman: A Origem da Justiça Ultimate Edition, melhora a obra teatral ao adicionar os 30 minutos extras que este filme precisa para equilibrar o peso de sua ambição.
Liga da Justiça (2017)
Outro final possivelmente sem cerimônia para Superman vem na forma de Liga da Justiça de 2017. Nas semanas seguintes à morte de Superman, Bruce Wayne tenta reunir um grupo de heróis para combater uma invasão alienígena iminente. Uma troca de diretor no final das filmagens, devido a uma tragédia, fez com que Zack Snyder saísse do projeto e Joss Whedon (Vingadores, Vingadores: Era de Ultron) assumisse para finalizá-lo. O resultado final das reescritas, refilmagens bem como do bigode de Superman removido digitalmente cria uma peça de trilogia confusa. Além disso, iInvestigações pós-lançamento sobre o comportamento no set de Whedon, juntamente com alegações de má conduta de vários membros do elenco de Liga da Justiça — além do lançamento de Liga da Justiça de Zack Snyder — fazem com que este filme envelheça ainda pior.
Liga da Justiça de Zack Snyder (2021)
Liga da Justiça foi tão diferente do material usado para o marketing que alguns fãs começaram a implorar para ver a visão original de Snyder para o filme, antes de ele deixar a produção no início da pós-produção. E após alguns anos de recusa da Warner Bros., a HBO Max anunciou em 2020 que permitiria que Snyder finalizasse e lançasse Liga da Justiça de Zack Snyder.
Em 2021, os espectadores puderam testemunhar a ressurreição de Superman sob uma nova luz. O kryptoniano que se sacrificou no final de BvS está em paz como o protetor da Terra enquanto confronta os Novos Deuses pela primeira vez. Embora ele não apareça até cerca de metade do filme, sua ausência é quase um personagem por si só. Então, ele ainda aparece para salvar o dia. Não apenas com a força de suas habilidades alienígenas, mas sendo o herói que inspirou os habitantes da Terra a se unirem a ele na luta para proteger o planeta.
Onde Assistir aos Filmes do Superman Online
Os seguintes filmes do Superman estão atualmente disponíveis para streaming no HBO Max:
- Superman
- Superman II
- Superman III
- Superman IV
- Superman Returns
- O Homem de Aço
- Batman vs Superman: A Origem da Justiça
- Liga da Justiça
- Liga da Justiça de Zack Snyder