Marvel: chefões confessam ter aprendido com erros
O Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) está prestes a tomar uma direção diferente após alguns revezes nos últimos anos.
O Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) está prestes a tomar uma direção diferente após alguns revezes significativos nos últimos tempos. Com uma trajetória repleta de sucessos, que redefiniu os blockbusters modernos, o MCU enfrentou críticas mistas e respostas negativas de bilheteria, especialmente com filmes como “Homem Formiga e a Vespa: Quantumania” e “As Marvels“. No entanto, este último teria causado um prejuízo de cerca de 237 milhões de dólares para a Disney.
Diante desses desafios, o co-presidente da Marvel Studios, Louis D’Esposito, admitiu que o excesso de produções pode ter diluído a qualidade do que era entregue. “Talvez quando se faz muito, você se dilui um pouco”, refletiu D’Esposito, anunciando um corte significativo no volume de lançamentos: “Aprendemos nossa lição. Talvez dois a três filmes por ano e uma ou duas séries, ao invés de quatro filmes e quatro séries”.
Por outro lado, Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, expressou entusiasmo em retomar a posição de “azarão”. Em uma entrevista à revista Empire, Feige destacou a vontade de surpreender e superar expectativas, uma característica que marcou os primeiros anos do MCU. “É bom poder se concentrar em apenas um grande projeto este ano. Prefiro a posição de azarão, de poder surpreender e exceder expectativas”, afirmou.
Marvel seguirá um novo caminho na Disney
Corroborando com esses pontos, o CEO da Disney, Bob Iger, durante a recente chamada de lucros da empresa, anunciou que o MCU reduzirá significativamente sua produção para “dois bons filmes por ano”. Segundo ele, a estratégia também inclui diminuir o número de séries de quatro para duas por ano, buscando focar mais na qualidade do que na quantidade.
Enquanto isso, os fãs ainda têm muito o que esperar. A próxima grande estreia será “Deadpool & Wolverine“, que promete uma aventura emocionante pelo multiverso com o retorno de Hugh Jackman como Logan. Além disso, a Fase Cinco do MCU ainda contará com o novo filme do Capitão América e “Thunderbolts” nos cinemas, enquanto o Disney+ prepara lançamentos como “Agatha: Coven of Chaos“, “Olhos de Wakanda“, “Seu Amigo da Vizinhança, Homem-Aranha“, “Demolidor” e “Coração de Aço“.
Assim, com essa reestruturação, a Marvel busca não apenas recuperar sua glória anterior, mas também assegurar que cada nova produção seja capaz de capturar a essência que tornou o MCU um fenômeno global.
Por fim, com o início da Fase Seis já planejado para incluir reboots de “Quarteto Fantástico” e “Blade“. Estes filmes serão seguidos pelos esperados “Vingadores 5” em 2026 e “Vingadores: Guerras Secretas” em 2027, resta aos fãs aguardar por um novo capítulo ainda mais empolgante deste universo cinematográfico.