Assassino por Acaso é uma história real? Conheça a absurda verdade

Assassino por Acaso chegou à Prime Video com sua mistura de ação, comédia e absurdos. Filme é inspirada em história real?

Assassino Por Acaso
Imagem: Divulgação.

O filme Assassino Por Acaso (Hit Man), estrelado por Glen Powell e recentemente lançado na Prime Video, é uma comédia ousada e cheia de reviravoltas, inspirada em uma história real.

A trama acompanha Gary Johnson, um professor de filosofia divorciado que, ao lado de seu trabalho na polícia de Nova Orleans, assume a identidade de um assassino de aluguel para capturar criminosos.

Embora a obra tenha elementos fictícios e um final inesperado, a inspiração para a história vem de um artigo publicado pela Texas Monthly sobre o verdadeiro Gary Johnson, que trabalhou disfarçado como assassino contratado pela polícia.

A história real de Gary Johnson começa na Louisiana. Lá, ele cresceu em uma família humilde. Depois de servir no Vietnã, ele começou a trabalhar como investigador. Mais tarde, se infiltrou no submundo do crime, criando personagens para enganar pessoas que contratavam assassinos.

Assim como no filme, Johnson usava diversos disfarces e conquistava a confiança de seus alvos, gravando confissões e garantindo suas prisões. Durante sua carreira, ele ajudou a resolver mais de 300 casos de assassinato por encomenda.

Imagem: Divulgação.

Assassino por Acaso: entre absurdos da ficção e da realidade

Apesar da fidelidade a muitos aspectos da vida de Johnson, o filme toma certas liberdades criativas. O romance entre Gary e Madison, por exemplo, é uma invenção para a trama cinematográfica.

Embora o verdadeiro Johnson tenha ajudado uma mulher que buscava um assassino para matar seu companheiro abusivo, ele não se envolveu romanticamente com ela. Em vez disso, ele a encaminhou para serviços de assistência social, demonstrando sua empatia em um contexto de violência doméstica.

Outro ponto de destaque no filme é a transformação de Gary. Ele começa como um homem comum e passa a se envolver com sua identidade de assassino disfarçado.

Na vida real, Johnson era descrito como uma pessoa reservada, que mantinha sua vida pessoal isolada de seu trabalho perigoso. Embora tenha sido casado e divorciado três vezes, ele era conhecido por seu comportamento calmo e introspectivo. Uma característica que contrasta com sua habilidade em se passar por um assassino implacável, por exemplo.

Ao final, Assassino Por Acaso presta uma homenagem ao verdadeiro Gary Johnson, que faleceu em 2022, antes do lançamento do filme. Embora algumas partes da história tenham sido alteradas para fins dramáticos, a essência de seu trabalho como um detetive disfarçado é fielmente retratada.

Assim, a comédia de ação dirigida por Richard Linklater e coescrita por Powell oferece uma mistura de fatos reais e ficção, criando uma narrativa intrigante e divertida, baseada em uma história de vida tão fascinante quanto imprevisível.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.