Tragédia que marcou o Brasil vira a nova série fenômeno da Netflix
A nova série da Netflix que está dando do que falar, Os Quatro da Candelária revive trágico evento dos anos 1990 no Rio de Janeiro.
A tragédia que marcou o Brasil na década de 1990, conhecida como a Chacina da Candelária, ganha o mundo pela Netflix através da série Os Quatro da Candelária. Com uma abordagem sensível e uma narrativa envolvente, a série de quatro episódios traz ao público a história de Douglas, Sete, Jesus e Pipoca, quatro jovens que vivem nas ruas do Rio de Janeiro, retratando suas vidas, sonhos e lutas diárias sob o céu da cidade maravilhosa.
Os Quatro da Candelária revive história real na Netflix
A produção, dirigida por Márcia Faria e Luis Lomenha, se distancia do formato tradicional de séries sobre crimes reais ao se concentrar no poder da infância e nos anseios de seus personagens. Segundo Lomenha, “não é uma série sobre necessidade, e nem sobre a chacina em si, mas sobre a potência da infância”. Com isso, Os Quatro da Candelária explora as últimas 36 horas que antecedem o trágico evento, oferecendo uma perspectiva íntima e emotiva da vida desses jovens, mostrando seus sonhos e a amizade que os unia.
Baseada na fatídica noite de 23 de julho de 1993, quando oito moradores de rua – incluindo seis menores de idade – foram assassinados ao lado da Igreja da Candelária, a série revive uma história que impactou o mundo. Sob os olhos dos diretores, Os Quatro da Candelária evita o sensacionalismo. Ou seja, foca em humanizar os jovens personagens e oferecendo um retrato mais profundo do que é crescer nas ruas. As filmagens aconteceram com base em relatos de sobreviventes, que contaram como, mesmo diante da violência e da exclusão, eles sonhavam com um futuro melhor.
A série destaca o papel da igreja Candelária, que oferecia amparo aos menores de rua. Mas também expõe o lado sombrio da falta de alternativas, onde jovens acabavam se envolvendo em atividades ilícitas.
Com uma narrativa que equilibra a brutalidade do passado e a ternura das aspirações juvenis, portanto, Os Quatro da Candelária se mostra uma obra poderosa. E que não só lembra a tragédia, mas também celebra a resiliência da juventude.