Bandido é baseado em uma história real? A verdade por trás do filme
Bandido chegou à Netflix já dominando o Top 10. O filme é inspirado em uma insana história real de um notável ladrão.
O filme Bandido ganha ainda mais relevância por ser baseado em uma história real surpreendente. Ela tem como protagonista o notório assaltante Gilbert Galvan, também conhecido como o “Bandido Voador”.
Entre 1984 e 1987, Galvan cometeu 59 assaltos a bancos e joalherias, espalhados por quase todas as províncias do Canadá. O que mais impressiona é o fato de ele ter realizado esses crimes enquanto fingia ser um homem comum. Tudo sendo casado e com filhos, sem que sua esposa soubesse de sua vida dupla.
Galvan, um americano de Los Angeles, escapou de uma prisão em Michigan em 1984. Depois, conseguiu cruzar a fronteira para o Canadá com a ajuda de um amigo. Ao chegar lá, então, adotou o nome falso de Robert Whiteman e iniciou uma nova vida em Pembroke, Ontário.
Ele conheceu Janice, que no filme é chamada de Andrea, e se casaram, vivendo aparentemente de maneira modesta. O que Janice não sabia, entretanto, é que os “viagens de negócios” de seu marido eram, na verdade, excursões para roubar bancos e joalherias.
Bandido conta a história de um dos maiores ladrões da história
A tática de Galvan era engenhosa. Ele voava de cidade em cidade, cometia os assaltos e retornava para casa, acumulando incríveis 160.000 milhas aéreas no processo.
Sempre bem vestido e utilizando disfarces, por exemplo, ele conseguia entrar e sair dos bancos sem levantar suspeitas. Ed Arnold deu ao criminoso a alcunha de “Bandido Voador”. Ed co-escreveu um livro sobre a história de Galvan, no qual o filme se baseia.
- Bandido elenco do filme | tudo sobre os atores
- Bandido final explicado | tudo sobre o filme na Netflix
Outro personagem real retratado no filme é Tommy Craig, interpretado por Mel Gibson. Conhecido como o “Gordo”, Tommy era um famoso receptador de joias roubadas no Canadá, e acabou se tornando amigo e parceiro de Galvan. No entanto, mesmo após sua prisão, Galvan nunca delatou seus comparsas, preferindo aceitar uma pena de 20 anos.
Após sua captura, enfim, Galvan acabou revelando sua verdadeira identidade para sua esposa. À época, ela ficou em choque ao descobrir que seu marido não era quem ela pensava ser.
No filme, essa parte é retratada com alguns elementos ficcionais, mas a essência da história — um criminoso vivendo uma vida dupla — é fiel à realidade. O filme Bandido explora essa vida de crimes e como Galvan conseguiu, por anos, enganar tanto a polícia quanto aqueles mais próximos a ele.