Bandido | Onde está Galvan hoje? O que aconteceu depois?

Bandido traz a insana história real de um dos maiores ladrões da história. Mas onde está o verdadeiro criminoso? O que aconteceu com ele?

Bandido
Imagem: Divulgação.

O filme Bandido traz à tela a intrigante e inacreditável história de Gilbert Galvan. Ele é um criminoso que ficou famoso por seus elaborados assaltos a bancos no Canadá durante os anos 1980.

Interpretado por Josh Duhamel no longa, Galvan foi apelidado de “O Bandido Voador”. Isso devido à sua tática de voar entre cidades para realizar os roubos e depois retornar para casa. Lá, ele levava uma vida aparentemente normal com sua esposa e filhos. O filme, baseado em uma história real, explora a vida dupla de Galvan e suas muitas façanhas criminosas.

Após ser preso e cumprir parte de sua pena no Canadá, Galvan foi transferido para uma prisão nos Estados Unidos em 1994. Lá ele cumpriria o restante de sua sentença por crimes anteriores cometidos em Wisconsin.

Leia mais sobre Bandido:

Em 1998, liberaram Galvan mais cedo, mas, em vez de abandonar o crime, ele voltou a assaltar bancos. Prenderam-no novamente em 2001, após roubar o mesmo banco duas vezes em Illinois, e o condenaram a mais 15 anos de prisão. Ele cumpriu, enfim, quase 14 anos dessa nova pena e foi liberado em dezembro de 2014.

Imagem: Divulgação.

No entanto, mesmo após sua liberação, Galvan não conseguiu escapar de sua tendência criminosa. Em maio de 2015, ele tentou furtar quase mil dólares em bebidas de um supermercado em Illinois.

Um funcionário o parou, mas ele fugiu. Depois, ele retornou à mesma loja dois dias depois para tentar roubar novamente, sendo preso no estacionamento. O outrora ousado e bem-sucedido assaltante de bancos, então, se transformara em uma sombra do passado, um criminoso envelhecido e desfigurado.

Apesar de sua história de vida conturbada, Galvan aceitou de bom grado a adaptação de sua vida para o cinema. Antes de começarem as filmagens de Bandido, por exemplo, Galvan conheceu o ator Josh Duhamel e visitou o set de gravações, realizado na Geórgia, que representava o cenário canadense.

Galvan, inclusive, faz uma pequena participação no filme, aparecendo discretamente em algumas cenas de bar. Segundo o roteirista Kraig Wenman, por exemplo, Galvan está entusiasmado em compartilhar com o público a “insana” história que viveu e parece apreciar a notoriedade que o filme lhe trouxe.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.