Beetlejuice 2 Salvou a Vida de Tim Burton; Entenda o caso
Prestes a estrear Beetlejuice 2 nos cinemas, o diretor Tim Burton revelou que novo longa salvou sua vida criativa.
Muitos fãs devem imaginar que diversos nomes em Hollywood têm tudo ao seu alcance. Só que, na verdade, as coisas não são bem assim. Prestes a lançar Beetlejuice 2 – Os Fantasmas Ainda Se Divertem, o diretor Tim Burton destacou em recente entrevista com a Variety momentos difíceis que enfrentou com os grandes estúdios. E que ele, além disso, chegou a um ponto muito baixo após dirigir um dos maiores fracassos da Disney.
Durante a entrevista, Burton comentou que a experiência de adaptar Dumbo para o live-action foi longe de ser a ideal e quase o levou a encerrar sua carreira de diretor. Não por acaso, Burton passou os cinco anos seguintes sem dirigir nada — uma das maiores pausas em sua carreira — até que a sequência de Beetlejuice e a série de sucesso da Netflix, Wednesday, o motivaram a voltar a trabalhar atrás das câmeras. Ele afirmou:
“Honestamente, depois de ‘Dumbo’, eu realmente não sabia. Achei que poderia ter sido o fim, de verdade. Eu poderia ter me aposentado, ou me tornado… bem, eu não teria voltado a ser animador, isso já acabou. Mas [‘Beetlejuice Beetlejuice’] me reenergizou. Muitas vezes, quando você entra em Hollywood, tenta ser responsável com o orçamento e tudo o mais, mas às vezes você pode se perder um pouco. Isso reforçou em mim a importância de fazer o que eu quero fazer, porque então todos vão se beneficiar.”
Antes de Beetlejuice 2,Dumbo foi Uma Decepção nas Bilheterias
A adaptação do clássico animado de 1941 foi lançada em meio à tendência da Disney de recriar suas animações. Mas, ao contrário de títulos como A Bela e a Fera e O Rei Leão, o filme de Tim Burton não conseguiu causar impacto nas bilheterias. Dessa forma, arrecadou pouco mais de $350 milhões. Embora tenha sido um valor decente, ficou muito aquém do sucesso anterior de Burton com a Disney: Alice no País das Maravilhas, que superou a marca de um bilhão de dólares. Além disso, Dumbo também não impressionou os críticos, alcançando apenas 46% de aprovação no Rotten Tomatoes e sendo descrito como tendo uma história “superficial”.
Burton também revelou à Variety que trabalhar em Wandinha “reconectou” sua paixão pela criação. E que, então, ir para a Romênia para filmar a série foi como estar em um “campo de saúde criativa”.
Foi assim que ele percebeu que queria retornar ao universo de Beetlejuice 35 anos depois e descobrir o que aconteceu com a família Deetz. Em Beetlejuice 2, o diretor e roteirista se sentiu especialmente motivado a revisitar Lydia Deetz (Winona Ryder) e explorar o que acontece “quando você passa de adolescente cool a adulto.”
Beetlejuice 2 estreia nos cinemas em 6 de setembro.