História de “Xógum” é baseada em fatos reais?

"Xógum: A Gloriosa Saga do Japão" estreou no Star+ e Disney+, mas a série é baseada em fatos reais? Descubra todos os detalhes!

xógum

Xógum: A Gloriosa Saga do Japão” estreou no Star+ e Disney+ nesta terça-feira, 27, prometendo agitar os fãs de séries históricas. A produção, estrelada por Hiroyuki Sanada e Cosmo Jarvis, mergulha no Japão do século XVII, um período de iminentes guerras civis e transformações políticas que redefiniriam o destino da nação.

A narrativa combina o tradicionalismo do Japão Feudal com o contexto das Grandes Navegações europeias, trazendo um encontro entre um senhor feudal japonês e um marinheiro inglês desgarrado.

Desse cruzamento, desenrolam-se tramas políticas e conspirações que culminam no estabelecimento do primeiro xogunato, marcando o início de um governo militar que duraria mais de dois séculos.

Xógum” é adaptação de livro de escritor inglês

Adaptada do livro homônimo de James Clavell, publicado em 1975, “Xógum” flerta com a fronteira entre ficção e realidade. Embora seus personagens e detalhes da trama sejam frutos da imaginação do autor, eles são inspirados em figuras históricas reais. Além disso, o enredo reflete eventos significativos da história japonesa.

Este romance histórico de Clavell explora a era que precedeu a Divisão do Reino. Este foi um período crítico que viu o surgimento do xogum e o subsequente isolamento do Japão diante da ameaça europeia.

A série, assim como obras semelhantes, insere uma narrativa ficcional em meio a eventos históricos autênticos, proporcionando uma experiência imersiva e educativa.

A visão ocidental sobre as tradições e a cultura do Japão Feudal é um dos destaques da série. John Blackthorne, interpretado por Jarvis, introduz o público aos primeiros encontros, muitas vezes marcados por violência, entre japoneses e europeus.

Blackthorne representa William Adams, o primeiro inglês a aportar no Japão. Já Yoshi Toranaga é visa representar Tokugawa Ieyasu, um dos unificadores do Japão.

Xógum: A Gloriosa Saga do Japão” promete ser um fascinante estudo da história japonesa durante um de seus capítulos mais definidores.

Por fim, com dez episódios, a série já lançou dois capítulos em sua estreia, seguindo com um novo episódio semanalmente até o fim de abril.

Sobre o autor

A. Cunha

Fã incondicional de samurais e Star Wars, franquia que já assistiu tudo que foi produzido até então. Adora ver diferentes estilos de filmes e séries, sobretudo as que fazem rir e refletir.