O Assassino do Calendário é uma história real? A verdade por trás

O Assassino do Calendário é um suspense surpreendente que tem fortes inspirações no mundo real? Mas esta é uma história verdadeira?

O Assassino do Calendário

O filme O Assassino do Calendário, disponível no Prime Video, apresenta uma narrativa intensa e perturbadora. A trama gira em torno de um serial killer que avisa suas vítimas sobre a data de sua morte antes de atacar.

Klara Vernet, a protagonista, recebe uma dessas mensagens enquanto enfrenta um trauma devastador e tenta voltar para casa. Em meio ao medo, ela busca apoio emocional em uma linha de ajuda, onde conhece Jules, um operador que a auxilia a enfrentar seus medos e recuperar sua força para lidar tanto com seu marido abusivo quanto com o assassino que a persegue.

Origem e Inspiração de O Assassino do Calendário

O filme é uma adaptação do romance alemão Der Heimweg (Walk Me Home), de Sebastian Fitzek, publicado em 2020. Apesar de ser uma obra de ficção, a história encontra bases na realidade.

A inspiração para o livro surgiu quando Fitzek recebeu um e-mail de uma leitora, que mencionou casualmente trabalhar em uma linha de ajuda. Intrigado, o autor aprofundou-se no funcionamento dessas linhas e nas interações emocionais que ocorrem nesse contexto.

Ao explorar o impacto das chamadas de suporte, Fitzek relembrou uma experiência pessoal em que fingiu estar em uma ligação para escapar de uma situação desconfortável.

Essa lembrança o levou a reconhecer o poder que um simples telefonema pode ter, e foi assim que surgiu a ideia de uma protagonista que busca ajuda em uma ligação enquanto teme o que a espera em casa.

Além disso, durante sua pesquisa, Fitzek se deparou com os números alarmantes da violência doméstica na Alemanha. Casos reais, incluindo um envolvendo vizinhos de seu escritório, influenciaram a criação de Klara como uma vítima de abuso.

Fitzek também conversou com pessoas de seu círculo pessoal para entender melhor as nuances desse tipo de violência e traduzir esses elementos para a narrativa.

Ficção Inspirada pela Realidade

Embora O Assassino do Calendário apresente um serial killer fictício, Fitzek não teve como foco principal a criação de um antagonista baseado em assassinos reais.

Para ele, o mercado literário e cinematográfico já havia explorado extensivamente o tema, com exemplos como O Silêncio dos Inocentes, de Thomas Harris. Em vez disso, o autor criou o assassino como uma ameaça aterrorizante que impulsiona a protagonista a buscar ajuda, transformando a chamada telefônica em um ponto central da trama.

Mesmo sendo fictício, o personagem evoca paralelos com criminosos reais, como Ed Gein, conhecido como o Açougueiro de Plainfield, e Jeffrey Dahmer, o Canibal de Milwaukee.

Assim como Gein, cujo comportamento homicida foi desencadeado pela perda de sua mãe, o assassino do filme projeta figuras familiares em suas vítimas. De maneira semelhante, Dahmer também foi influenciado pelas ausências emocionais em sua vida familiar.

Um Thriller Psicológico Enraizado no Cotidiano

O Assassino do Calendário é mais do que um simples thriller sobre um serial killer. Ele combina elementos psicológicos com questões sociais relevantes, como violência doméstica e a importância das redes de apoio emocional.

A interação entre Klara e Jules, que transcende o papel de uma simples conversa, é o coração da narrativa, mostrando como pequenos gestos de apoio podem fazer a diferença em momentos de desespero.

O filme promete capturar a atenção do público ao explorar o terror psicológico, relacionamentos abusivos e a resiliência humana. Para os fãs do gênero, é uma oportunidade de mergulhar em uma história que mescla tensão, emoção e reflexões profundas sobre a realidade.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.