O Senhor dos Anéis Os Anéis de Poder | 2ª temporada tem tragédia
O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder volta para segunda temporada no Prime Vídeo e traz a maior tragédia dos livros de Tolken.
A série “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder“, do Amazon Studios, fez uma grande estreia na San Diego Comic-Con, um mês antes da tão esperada 2ª temporada ser lançada na plataforma de streaming.
No evento, um trailer de quase quatro minutos de “Os Anéis de Poder” revelou uma série de detalhes surpreendentes, dando aos fãs pistas sobre o que esperar nos próximos meses. Um dos elementos mais surpreendentes foi a aparição de personagens que ninguém esperava — as Entesposas.
As Entesposas são a metade feminina da raça dos Ents, e um grupo que já havia desaparecido na época de “O Senhor dos Anéis”. O destino das Entesposas é tão misterioso quanto trágico, e embora a história do grupo nunca tenha sido claramente explicada pelo próprio J.R.R. Tolkien, sabemos que ela alcança seu clímax comovente durante o período em que a história de “Os Anéis de Poder” se passa.
Quanto à aparição das Entesposas no trailer da SDCC, você pode vê-las em dois momentos. O primeiro começa aos 2 minutos e 38 segundos. Não se deixe enganar ao ver Tom Bombadil, interpretado por Rory Kinnear, colocando seu chapéu. É a narração que você deve prestar atenção, pois uma Entesposa diz: “O perdão leva uma era.”
Ao final dessa linha melodramática, dita com todos os rangidos característicos da raça, vemos a própria pessoa-árvore, com pele semelhante à casca de árvore, olhos de madeira e brotos florescendo em seus galhos. Dez segundos depois, vislumbramos uma árvore humanoide à distância na névoa escura, caminhando em direção a um pequeno indivíduo e aparentemente atacando-o. (Os Ents são notoriamente céticos em relação àqueles que andam sobre duas pernas).
A maior tragédia arbórea de Tolkien
Incluir as Entesposas na série é divertido, mas também prepara o terreno para que o programa parta nossos corações. A tragédia das Entesposas é uma daquelas calamidades que J.R.R. Tolkien discretamente tece na narrativa de “O Senhor dos Anéis” sem aviso prévio. Quando Merry e Pippin encontram Barbárvore em “As Duas Torres”, eles começam a falar sobre famílias e procriação dos Ents. Quando Pippin pergunta por que há tão poucos Ents, Barbárvore explica que não há mais “Entezinhos” ou filhos de Ents há muito tempo, acrescentando: “Veja, nós perdemos as Entesposas.”
Então, quando Pippin pergunta como elas morreram, Barbárvore corrige dizendo que elas não morreram. Os Ents as perderam, algo que ele chama de uma história estranha e triste. Além disso, os Ents e as Entesposas viviam próximos uns dos outros. Igualmente, os Ents eram eremitas, cuidando secretamente das grandes florestas e matas selvagens. As Entesposas dedicavam seu amor às pequenas plantas dos campos e matagais e eram jardineiras experientes com moradias famosas. Então, quando Sauron e os Númenorianos foram à guerra (evento que está por vir na história de “Os Anéis de Poder”), os Ents visitaram as Entesposas e descobriram que elas haviam desaparecido e que suas terras haviam sido devastadas. “Tudo estava queimado e arrancado, pois a guerra havia passado por ali,” diz Barbárvore, “Mas as Entesposas não estavam lá.”
Os Ents procuraram suas amadas Entesposas por eras, mas nunca as encontraram. Em uma carta de 1954, Tolkien abordou essa grande tragédia dos Ents, basicamente dizendo que não sabia qual foi o destino delas, mas se tivesse que adivinhar, provavelmente elas fugiram para o leste ou foram escravizadas. O golpe final? Mesmo que os Ents as encontrassem naquele momento, provavelmente estariam distantes umas das outras.
Como o povo Ent pode se encaixar na história de “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder”?
Então, como as Entesposas se encaixam na história de “Os Anéis de Poder”? Canonicamente, não há muito a se basear. Sabemos que os Ents e as Entesposas estão por aí e que estão prosperando. J.R.R. Tolkien acrescenta que as Entesposas são importantes para ensinar aos Homens e Hobbits habilidades agrícolas no início da história da Terra-média. Na época da série, elas vivem na área ao sul de Floresta das Trevas (chamada de Terras Pardas no mapa da Terra-média). Esta é a área onde os Harfoots vagam durante a 1ª temporada.
Trazer as Entesposas para a série poderia ser uma maneira interessante de construir a história e preparar o palco para a calamidade que está por vir. Também oferece uma forma de integrar os seres-arvore na história maior e não canônica da série. Se tivéssemos que adivinhar, a linha no trailer já está preparando isso também. As palavras “o perdão leva uma era” indicam um profundo senso de ressentimento, dor e sofrimento. No entanto, neste ponto da Segunda Era, as Entesposas ainda não desapareceram, foram mortas ou escravizadas.
Em vez disso, a declaração provavelmente se refere à tensão entre os Ents, que querem permanecer isolados nas florestas, e as Entesposas, que vivem entre os Povos Livres da Terra-média, cuidando de seus jardins e levando vidas prósperas. Barbárvore fala sobre isso da perspectiva dos Ents em “O Senhor dos Anéis”, soando confuso e traído pela decisão das Entesposas de escolherem seus jardins em vez de seus parceiros masculinos. Talvez haja mais na separação entre as duas metades da raça, e desta vez vamos ouvir do ponto de vista de uma Entesposa.
A 2ª temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder estreia em 29 de agosto, no Prime Vídeo.