“Oppenheimer”: mesmo com problemas, filme é sucesso no Japão

Após conquistar o mundo e acumular sete Oscars, "Oppenheimer", de Christopher Nolan, estreou no Japão, seu último grande mercado.

oppenheimer

Após conquistar o mundo e acumular sete Oscars, “Oppenheimer“, de Christopher Nolan, estreou este final de semana no Japão, seu último grande mercado, com uma recepção calorosa, apesar do tema delicado que envolve o país na narrativa da vida de J. Robert Oppenheimer, o “pai da bomba atômica”.

A abertura no Japão foi adiada em sinal de respeito, considerando as memórias ainda vívidas dos bombardeios de Hiroshima e Nagasaki. Contudo, o filme encontrou um terreno fértil, arrecadando $2.5 milhões já no primeiro final de semana, elevando o total da bilheteria global para impressionantes $967 milhões.

Em uma comparação com obras anteriores de Nolan, “Oppenheimer” ultrapassou os números de estreia de “Interstellar” e se alinhou com grandes sucessos como “O Cavaleiro das Trevas Ressurge” e “Inception“, mas sem atingir o ansiado marco de $1 bilhão.

Oppenheimer” se tornou um sucesso global

Oppenheimer” entrou para a história não apenas por sua impressionante bilheteria, mas também pelas aclamações críticas que recebeu, refletidas em uma aprovação de 93% no Rotten Tomatoes e a conquista de sete Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor.

No entanto, Nolan enfrentou críticas sobre sua abordagem dos bombardeios de Hiroshima e Nagasaki, uma decisão criativa que ele defendeu ao focar na perspectiva de Oppenheimer sobre os eventos, buscando uma representação que refletisse as consequências não intencionais de suas ações.

Com um elenco estelar que inclui Cillian Murphy, Emily Blunt, Robert Downey Jr. e Florence Pugh, “Oppenheimer” agora está disponível na Peacock para os fãs reviverem a história ou descobrirem pela primeira vez.

Por fim, o filme não apenas solidificou o legado de Nolan como um dos cineastas mais inovadores de sua geração, mas também promoveu uma reflexão profunda sobre as repercussões morais e éticas da ciência e tecnologia na história humana.

Sobre o autor

A. Cunha

Fã incondicional de samurais e Star Wars, franquia que já assistiu tudo que foi produzido até então. Adora ver diferentes estilos de filmes e séries, sobretudo as que fazem rir e refletir.