Os Anéis de Poder | O que são as criaturas vistas no episódio 4

O Senhor dos Anéis Os Anéis de Poder revelou criaturas assustadores no 4º episódio da 2ª temporada. O que são estes seres?

O Senhor dos Anéis Os Anéis de Poder
Imagem: Divulgação.

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder trouxe de volta à tela os temidos Barrow-wights. Eles são criaturas assustadoras que ficaram de fora da trilogia de Peter Jackson, mas que aparecem nos livros de J.R.R. Tolkien.

A inclusão desses seres na segunda temporada, especificamente no episódio 4, causou grande empolgação nos fãs. Afinal, essas entidades surgem de uma forma diferente do material original. A série explora uma nova origem para os Barrow-wights, que são corpos reanimados, porém com um histórico modificado em relação aos escritos de Tolkien.

Na trama, Galadriel, Elrond e seus companheiros élficos se deparam com o misterioso Barrow-downs, um antigo cemitério onde reis de eras passadas foram enterrados. A descoberta de corpos e o estranho ambiente indicam que há algo mais sombrio naquele local.

O cenário rapidamente se transforma em uma armadilha quando cadáveres começam a surgir, embalados por uma canção macabra que remete à descrição dos Barrow-wights nos livros de Tolkien. No entanto, em Os Anéis de Poder, a explicação para a ressurreição desses mortos se relaciona à magia de Sauron, sugerindo que ele tenha reanimado os corpos enquanto passava pela área.

Imagem: Divulgação.

Os que são as criaturas no universo de Tolkien?

No universo de Tolkien, os Barrow-wights são originalmente vinculados a antigas tradições dos primeiros homens que lutaram ao lado dos elfos contra o maligno Morgoth.

Esses seres macabros habitavam o Barrow-downs desde a Primeira Era, mas na série, a presença deles ganha uma nova justificativa. São mortos-vivos manipulados pela magia de Sauron, com o objetivo de impedir qualquer comunicação entre os elfos e outros aliados.

Essa modificação da lore clássica traz um frescor para a narrativa, ao mesmo tempo em que conecta a série com elementos familiares dos livros.

Leia mais sobre O Senhor dos Anéis Os Anéis de Poder:

A luta entre os elfos e os Barrow-wights na série é outro ponto alto. As armas comuns dos elfos se mostram inúteis contra esses monstros, até que Elrond toma a iniciativa de usar espadas escondidas nas próprias tumbas para combatê-los.

Esse detalhe se baseia em um aspecto dos livros de Tolkien, em que Tom Bombadil oferece espadas mágicas aos hobbits, capazes de ferir criaturas como os Espectros do Anel. A série, no entanto, amplia essa ideia, mostrando que as armas antigas possuem um poder especial contra os Barrow-wights.

Embora Os Anéis de Poder tenha tomado algumas liberdades com a mitologia original, a introdução dos Barrow-wights e a explicação de sua origem dão à série um ar sombrio e intrigante.

A conexão entre Sauron e a manipulação de cadáveres antigos fortalece a narrativa e cria novas camadas de suspense e perigo. Embora não siga fielmente todos os aspectos canônicos, a série equilibra inovação e tradição de forma eficaz, proporcionando aos fãs uma experiência empolgante e renovada.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.