Os Observadores final explicado | Tudo sobre o filme na Max

Os Observadores é um suspense que acaba de chegar na Max. Com grandes reviravoltas, aqui está a explicação e o que acontece no filme.

Os Observadores
Imagem: Divulgação.

Lançado nos cinemas em junho de 2024, “Os Observadores” marca a estreia de Ishana Shyamalan como diretora, seguindo os passos de seu renomado pai, M. Night Shyamalan, que produziu o filme.

Com uma abordagem sobrenatural e um suspense envolvente, a trama se desenrola em uma floresta isolada na Irlanda, onde Mina (Dakota Fanning), uma jovem americana, se vê vigiada por entidades enigmáticas conhecidas como Observadores.

Imagem: Divulgação.

O enredo e o clímax

O enredo de “Os Observadores” segue Mina, que se perde na floresta enquanto transporta um papagaio chamado Darwin de Galway para Belfast. Ela encontra um abrigo abandonado na floresta, chamado Coop, onde conhece outras prisioneiras, Ciara (Georgina Campbell) e Daniel (Oliver Finnegan).

A misteriosa Madeline (Olwen Fouéré) explica que os Observadores, entidades fotosensíveis, matam qualquer um que tente sair à noite e monitoram os prisioneiros através de uma janela de espelho.

Após meses de confinamento e crescente tensão, os prisioneiros enfrentam um surto de paranoia e conflito interno. Daniel expulsa Mina e Madeline para a floresta, onde descobrem que os Observadores têm a capacidade de se transformar em formas humanas, imitando os membros do Coop.

Essa revelação leva a um ataque dos Observadores ao Coop, forçando os sobreviventes a buscar refúgio em túneis subterrâneos.

Eles descobrem, então, laboratório subterrâneo. Lá, eles acha vídeos do professor Rory Kilmartin (John Lynch). Neles, o professor revela que ele estudava os Observadores e pede aos sobreviventes para destruir suas pesquisas.

Ele explica que conseguiu capturar um Observador e se tornou amigo da criatura. O vídeo de despedida de Kilmartin mostra-o matando a si mesmo e o Observador capturado.

Imagem: Divulgação.

A grande reviravolta

Com a descoberta de Kilmartin sobre os Observadores, Mina e os outros seguem suas instruções para escapar da floresta. No entanto, a grande revelação acontece quando Mina, já fora da floresta, vai à universidade de Kilmartin para destruir suas anotações.

Lá, ela descobre que humanos e fadas uma vez coexistiram pacificamente e se cruzaram para criar uma nova raça de híbridos. Madeline, que se revela como a esposa falecida de Kilmartin e a mesma criatura capturada no vídeo, é na verdade uma híbrida.

A reviravolta crucial do filme, então, é a revelação de que Ciara e Madeline são a mesma pessoa. Ciara aparece em sua casa, e Madeline se transforma de volta em sua forma original. Uma luta ocorre, resultando em Madeline nocauteando Ciara e atacando Mina. Madeline explica que foi ostracizada pelos Observadores por sua capacidade de suportar a luz do dia e planeja matar Mina para assumir sua forma.

No entanto, após Mina implorar por sua vida e sugerir que Madeline poderia renunciar ao ódio contra a humanidade, Madeline desenvolve asas e voa para longe. O filme termina com Mina reconciliando-se com sua irmã distante, Lucy, enquanto Madeline, na forma de uma criança humana, observa Mina como um anjo da guarda.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.