Pinguim | Série trocou ator do filme The Batman; Eis o motivo

A Série Pinguim: Uma Nova Abordagem para Carmine Falcone. Entenda o que aconteceu e por que ator foi trocado.

pinguim trocou ator filme
Imagem: Divulgação.

Quando uma franquia salta entre diferentes formatos, seja de filmes para televisão ou vice-versa, é comum que alguns papéis sejam reinterpretados e é o que aconteceu com Pinguim. Mudanças no elenco ocorrem mesmo sem a troca de mídias, e embora algumas franquias estejam tentando evitar essas substituições usando sósias, rejuvenescimento digital e outras tecnologias, o método tradicional de simplesmente contratar um novo ator para o papel ainda é o mais válido.

No entanto, é menos comum ver um novo ator assumindo o papel de um personagem que, na narrativa, já morreu. Esse cenário acontece na nova série da HBO Max, Pinguim, um derivado e spin-off de The Batman, de Matt Reeves. No filme, John Turturro interpretou o chefão do crime Carmine Falcone, que se revelou o centro da corrupção moral e política de Gotham City.

Após ser exposto e capturado pelo Batman (Robert Pattinson), Falcone foi morto pelo Charada (Paul Dano) na frente do Iceberg Lounge, o clube administrado por Oz, o Pinguim (Colin Farrell, que reprisa seu papel em Pinguim). A morte de Falcone, no entanto, não encerrou o legado de seus crimes, já que seu controle sobre Gotham durante décadas continua a gerar consequências.

Talvez seja por isso que há um novo Carmine Falcone em Pinguim. Embora seja uma pena que Turturro não tenha voltado para o papel, ele foi substituído por um ator de igual intensidade e presença: Mark Strong.

O Fantasma de Carmine Falcone Assombra Pinguim

Pinguim
Imagem: Divulgação.

O elenco de The Batman foi excelente em todos os aspectos, tornando difícil escolher um destaque. Mesmo com nomes como Pattinson, Farrell, Dano, Zoë Kravitz e Jeffrey Wright, Turturro se destacou. Seu Falcone não era apenas mais um mafioso genérico à margem de Gotham; ele o interpretou com uma ameaça silenciosa, tornando-o um buraco negro no coração do filme, a personificação da amoralidade.

Para citar uma frase do maligno Max Schreck em Batman: O Retorno: Falcone é a “luz da cidade”, mas também sua alma perversa e distorcida. A atuação de Turturro ajuda a dar sentido ao filme, nos fazendo acreditar que um homem assim seria capaz de atrocidades que ecoam por gerações e, ao mesmo tempo, parece real.

O que acontece?

pinguim trocou ator filme
Imagem: Divulgação.

Como Pinguim se passa poucos dias após os eventos de The Batman, é natural que os efeitos da vida e morte de Falcone ainda reverberem por toda a cidade. Seus filhos, em particular, estão diretamente envolvidos nesses ecos, especialmente seu filho Alberto (Michael Zegen), um viciado arrogante, e sua filha Sofia (Cristin Milioti), uma figura imprevisível recém-liberada do Asilo Arkham e que parece ter o número de Oz. Enquanto Alberto é eliminado por Oz logo nos primeiros momentos do primeiro episódio, Sofia parece não ser tão facilmente descartada, especialmente com Oz intencionalmente fomentando uma guerra de poder entre os Falcones e a família Maroni, liderada por Salvatore (Clancy Brown), ainda preso.

Quanto ao Carmine Falcone de Mark Strong, ele aparece apenas em uma imagem exibida no noticiário. Agora, a menos que haja algum Poço de Lázaro escondido em Gotham (e temos boas fontes para afirmar que não há), Falcone não voltará dos mortos tão cedo. No entanto, não se contrata um ator como Mark Strong apenas para aparecer em uma foto. É muito provável que Strong interprete Falcone em flashbacks ao longo da temporada. Vamos torcer para que ele seja tão convincente quanto Turturro foi — sem trocadilhos.

A Nova Dinâmica de Pinguim

Com essa nova abordagem, Pinguim promete expandir o universo de The Batman de maneira intrigante. Explorando, dessa forma, as consequências de eventos passados e como figuras como Falcone ainda moldam o futuro da cidade. O retorno de personagens icônicos, mesmo em flashbacks, adiciona profundidade à narrativa, enquanto novos conflitos emergem. Com um elenco talentoso e uma trama carregada de tensão, Pinguim parece estar pronta para continuar a tradição de histórias sombrias e complexas de Gotham.

Sobre o autor

Anderson

Criador do Mix de Séries, e co-criador do Tela Mania atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos. No Tela Mania atua na produção de conteúdo, reportagens, e coberturas de notícias e divulgações de séries, TV e filmes.