Quem é James Earl Jones? Voz de Darth Vader e Rei Leão morre aos 93 anos
Astro de Hollywood, James Earl Jones ficou conhecido por emprestar sua voz a icônicos personagens como Darth Vader e Mufasa.
O veterano ator James Earl Jones, cuja voz distinta o tornou um ícone do cinema e da televisão, faleceu aos 93 anos. Seus representantes na Independent Artist Group confirmaram a notícia ao site Deadline, parceiro de nossa equipe.
Ele é talvez mais conhecido por ser a voz de Darth Vader em toda a franquia Star Wars. Além de dublar o icônico vilão tanto na trilogia original quanto nos filmes prequela, Jones também emprestou sua voz à série animada Star Wars Rebels e ao filme de 2016 Rogue One: Uma História Star Wars. Sua voz foi ouvida mais recentemente na minissérie da Disney+, Obi-Wan Kenobi. A tecnologia Respeecher foi usada para sintetizar digitalmente a voz de Jones para o capacete de Darth Vader.
A Carreira de James Earl Jones
Jones começou sua carreira no teatro, trabalhando em várias produções de Shakespeare, como Otelo, Rei Lear, Sonho de uma Noite de Verão, Medida por Medida e Hamlet. Em 1982, ele estrelou a peça Fences, de August Wilson, o que lhe rendeu seu segundo Tony Award de Melhor Ator.
Na televisão, ele apareceu em novelas diurnas como Guiding Light e As the World Turns. Outros créditos notáveis na TV incluem a minissérie Roots: The Next Generations, interpretando o promotor Horace McCoy em um episódio de 1993 de Law & Order, sendo o narrador de 3rd Rock from the Sun, Homicide: Life on the Street, Under One Roof de 1995, Os Simpsons, Everwood e interpretando a si mesmo em um episódio de 2014 de The Big Bang Theory.
Em 1964, Jones fez sua estreia no cinema em Dr. Fantástico, de Stanley Kubrick. Sua longa carreira cinematográfica também inclui interpretar Malcolm X ao lado de Muhammad Ali (interpretando a si mesmo) em The Greatest de 1977, Conan, o Bárbaro de 1982, Campo dos Sonhos, Jogos Patrióticos, The Sandlot e dublar Mufasa no filme animado O Rei Leão, assim como sua sequência O Rei Leão II: O Reino de Simba e o remake de 2019 estrelado por Beyoncé e Donald Glover. Ele também interpretou o Rei Jaffe Joffer em Um Príncipe em Nova York (um papel que ele reprisou na sequência de 2021 Um Príncipe em Nova York 2).
Ao longo de seus mais de 60 anos de carreira, Jones recebeu inúmeros prêmios, incluindo três Tony Awards, um Grammy em 1977 na categoria Melhor Gravação de Palavra Falada por Great American Documents, um Emmy diurno, dois Primetime Emmy Awards e um Oscar Honorário em 2011.