“Star Wars”: entenda as cores dos sabres

sabre de luz star wars

As cores dos sabres de luz em “Star Wars” carregam significados profundos, indo além de uma simples escolha estética. Elas representam diferentes qualidades e afiliações dentro do cânone da saga. Entenda um pouco mais sobre isso abaixo!

Entre as mais icônicas, os sabres azuis simbolizam retidão e coragem, marcando presença nas mãos de Jedi como Luke Skywalker e Obi-Wan Kenobi. Já o Darksaber, um sabre preto, destaca-se na cultura Mandaloriana, exigindo respeito de todos os Mandalorianos e criado pelo primeiro Jedi Mandaloriano, Tarre Vizsla.

Cores dos sabres representam diferentes perspectivas em “Star Wars

Além dos tradicionais sabres azuis, vermelhos e verdes, o universo de “Star Wars” apresenta uma variedade de cores através de filmes, séries, jogos, quadrinhos e romances. As séries da Disney+ expandiram a diversidade dos sabres de luz, mostrando que nem todas as cores pertencem exclusivamente aos Jedi ou Sith. Por exemplo, o Darksaber, importante na cultura Mandaloriana, é uma das peças centrais de “The Mandalorian“, apesar de seus portadores não serem usuários da Força.

Os sabres verdes, associados à harmonia e sabedoria, são comumente usados por Jedi mais experientes, como Yoda e Qui-Gon Jinn. Já o sabre roxo, sinônimo de Mace Windu, não possui um significado oculto dentro do cânone de “Star Wars“, mas em lendas, está ligado à ambiguidade moral.

O sabre amarelo, quase exclusivo dos guardas do Templo Jedi, e os sabres brancos, usados por Ahsoka Tano, simbolizam sua maestria na Força e sua independência do caminho Jedi e Sith.

Os sabres vermelhos, por sua vez, são a marca registrada do Sith e do lado sombrio. Diferente dos Jedi, os Sith não estabelecem uma conexão natural com seus cristais Kyber, recorrendo ao processo de “sangramento” para forjar seus sabres. Esse processo envolve infundir o cristal com emoções negativas, fazendo-o “sangrar” e assumir a cor vermelha.

Novas cores chegaram com o tempo

O Darksaber, introduzido em “Star Wars: The Clone Wars“, tornou-se um elemento fundamental no cânone de “Star Wars“, simbolizando poder e respeito entre os Mandalorianos. Desta forma, vários personagens, incluindo Din Djarin e Bo-Katan Kryze, já o manusearam. E a arma teve papel de destaque em sua estreia em live-action em “The Mandalorian“.

Porém, com a inclusão de novas cores de sabres em “Star Wars Jedi: Survivor“, o universo de “Star Wars” abre portas para novas histórias e significados.

Sobre o autor

A. Cunha

Fã incondicional de samurais e Star Wars, franquia que já assistiu tudo que foi produzido até então. Adora ver diferentes estilos de filmes e séries, sobretudo as que fazem rir e refletir.