Tipos de Gentileza, final explicado do filme | Quem é R.M.F.?

Tipos de Gentileza é o novo filme de Yorgos Lanthimos nos Cinemas. Aqui você descobre tudo sobre o final e o que acontece.

Tipos de Gentileza
Imagem: Divulgação

O final de “Tipos de Gentileza” pode ser tão estranho e fascinante quanto o restante do último filme de Yorgos Lanthimos. A obra é uma antologia, apresentando o elenco interpretando diferentes personagens em cada segmento.

As críticas para “Tipos de Gentileza” foram, em sua maioria, positivas, e seu segmento final, “R.M.F. Come um Sanduíche”, destaca Emily (interpretada por Emma Stone) tentando encontrar Ruth (Margaret Qualley), uma personagem capaz de trazer pessoas de volta à vida. Emily deseja agradar Omi e Aka (Willem Dafoe e Hong Chau), líderes de uma seita sexual da qual Emily foi banida.

Expulsa da seita por estar “contaminada”, Emily se mostra mais determinada do que nunca a provar seu valor. Ela droga Ruth e a leva para o necrotério para ressuscitar R.M.F.

Após realizar o ritual e trazer R.M.F. de volta à vida, Emily coloca Ruth em seu carro com o objetivo de levá-la de volta a Omi e Aka. No entanto, em sua pressa, Emily perde o controle do veículo. Resultando, então, em um acidente fatal que lança Ruth para fora do carro, onde ela morre instantaneamente.

Imagem: Divulgação

Quem é R.M.F. em Tipos de Gentileza?

O personagem R.M.F. é o único constante ao longo do filme, aparecendo em cada segmento. Em “A Morte de R.M.F.”, ele aceita ser morto por Robert, que inicialmente recusa o pedido de Raymond.

Já em “R.M.F. Está Voando”, o personagem surge brevemente pilotando um helicóptero. Ele é trazido de volta à vida por Ruth no segmento final, onde também come o sanduíche que dá nome ao episódio.

Embora o significado de suas iniciais permaneça um mistério, a presença de R.M.F. oferece uma conexão com a realidade dentro da absurda narrativa de “Tipos de Gentileza“. Ele pode ser visto como uma figura imortal. Alguém que permanece constante enquanto tudo ao seu redor muda, ou talvez como um observador, alheio aos eventos estranhos que presencia.

Apesar de sua natureza intrigante, R.M.F. não parece se abalar com o fato de ser trazido de volta à vida e quase morrer em um acidente de carro duas vezes. Sua aceitação do ciclo de vida e morte, sem oferecer resistência, contrasta com os outros personagens, que lutam para agradar aqueles que têm poder sobre eles.

Imagem: Divulgação

Estranhezas da vida

Enquanto personagens como Robert, Liz e Emily fazem de tudo para manter a conexão com aqueles que exercem algum tipo de domínio sobre eles, R.M.F. é o epítome da liberdade, não se submetendo às vontades de ninguém.

No desfecho de “Tipos de Gentileza”, então, Ruth morre de forma irônica, considerando seu dom de trazer pessoas de volta à vida, e Emily entra em pânico, incapaz de levá-la de volta a Omi e Aka.

Enquanto isso, R.M.F. sobrevive e tranquilamente come seu sanduíche. Esse final parece sugerir a estranheza da vida e a ideia de que ela pode ser cômica, como se tudo fosse uma grande piada. Cada vez que um personagem age, as coisas não saem como planejado, lembrando-nos que, por mais que tentemos, a vida acontece independentemente de nossos planos, muitas vezes fora do nosso controle.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.