Tomb Raider 2 vai acontecer? Continuação de Tomb Raider: A Origem

Saiba tudo sobre a continuação do filme Tomb Raider: A Origem. Ele vai mesmo acontecer? Vai ter Tomb Raider 2?

Tomb Raider a Origem 2 continuação
Imagem: Divulgação.

Franquias de ação estão mais populares do que nunca, mas ainda parece haver uma escassez de estrelas femininas nesse gênero. Em 2018, Alicia Vikander ajudou a mudar isso, ganhando 12 quilos de músculo para estrelar um reboot enérgico de “Tomb Raider“. Em comparação com a interpretação de Angelina Jolie em dois filmes como Lara Croft, Vikander estava em um nível completamente diferente. Claro, ambas as versões de “Tomb Raider” têm seus méritos. Mas o reboot deixou de lado o tom excessivamente sexualizado dos anos 2000 que havia assombrado a franquia por anos.

Pela primeira vez, Lara Croft estava livre do olhar masculino objetificador. Isso não quer dizer que Vikander não estivesse incrível com a icônica regata cinza e as calças cáqui da personagem. (Aqueles ombros! Aqueles músculos!) Mas o filme deu tanto ênfase ao mundo interior da personagem quanto à sua aparência e sua história de origem angustiante.

E, claramente, esse novo foco deu resultado. “Tomb Raider” não foi exatamente um queridinho da crítica, mas se saiu muito bem nas bilheterias. Isso porque arrecadou impressionantes US$ 274 milhões e garantindo com facilidade a ideia de uma sequência. Havia, sem dúvida, uma demanda por isso: os fãs queriam mais de Vikander como Croft, e os produtores da MGM estavam dispostos a atender. “Tomb Raider 2” começou a ser desenvolvido em 2019… mas, quatro anos depois, ainda estamos longe de ver o retorno de Vikander.

A sequência, no entanto, enfrentou uma pandemia, mudanças de direção e muito mais. Porém, ela ainda está esperando o sinal verde? Como Vikander se sente sobre todos esses atrasos? Ela ainda está pronta para retornar como Lara Croft? Aqui está tudo o que sabemos sobre a sequência de “Tomb Raider” e se ela ainda está em andamento.

Por que Tomb Raider 2 ainda não aconteceu?

Tomb Raider: A Origem | Final do filme explicado e segredos
Imagem: Divulgação.

Estamos vivendo uma era obcecada por franquias, onde a busca por adquirir direitos lucrativos de propriedade intelectual se tornou quase um esporte de alto risco. Direitos de videogames, em especial, estão muito em alta agora, e isso faz parte do apelo de “Tomb Raider”. A MGM manteve os direitos do jogo por tempo suficiente para fazer o filme de 2018 e começou a desenvolver uma sequência em 2019. A estreia estava prevista para 2021, mas quando a pandemia atingiu o mundo em 2020, os planos para “Tomb Raider 2” pararam completamente.

O diretor de “High-Rise”, Ben Wheatley, foi inicialmente escalado para dirigir “Tomb Raider 2”. Desenvolvendo um roteiro junto com sua esposa e colaboradora frequente, Amy Jump. Quando os atrasos relacionados à pandemia fizeram a produção estagnar, Wheatley e Jump acabaram saindo do projeto, abrindo espaço para Misha Green, criadora de “Lovecraft Country”, assumir como roteirista e diretora em 2021. Tudo parecia estar indo bem. Alicia Vikander estava até confirmada para retornar ao papel principal — mas as coisas deram outra guinada no ano seguinte.

Problemas de direitos com Tomb Raider

Os direitos de IPs populares muitas vezes têm uma data de expiração. Segundo um acordo que a MGM assinou em 2013, o estúdio tinha até maio de 2022 para começar a produção de “Tomb Raider 2”. Caso contrário, seus direitos sobre a franquia expirariam. Mas os atrasos no set, incluindo um orçamento inflacionado e supostos desentendimentos entre Vikander e Green, impediram a MGM de dar o sinal verde à sequência. “Teoricamente, foi um erro da MGM”, disse um executivo anônimo ao TheWrap na época. “A MGM não agiu com a devida urgência. Eles perderam a janela de oportunidade.”

Isso provavelmente não ajudou que, apenas alguns meses antes de o contrato da MGM expirar, a Amazon comprou o estúdio por impressionantes US$ 8,5 bilhões. A aquisição poderia ter colocado alguns projetos em limbo. Isso inclui “Tomb Raider 2”, já que havia certamente muita negociação nos bastidores. Embora a Amazon eventualmente tenha comprado novamente os direitos de “Tomb Raider” e esteja trabalhando em sua própria adaptação do título agora, dizem que será mais um reboot completo. Então, as chances de Vikander reprisar o papel são mínimas ou nulas.

Tudo o que Alicia Vikander disse sobre o segundo filme?

Imagem: Divulgação.

Fãs do mundo inteiro têm clamado por uma sequência de “Tomb Raider” desde 2018. Mas poucos pareciam mais animados do que Alicia Vikander. Desde que fez sua estreia como Lara Croft, a atriz respondeu a perguntas sobre “Tomb Raider 2” e permaneceu esperançosa de que o filme eventualmente fosse aprovado. “O roteiro está sendo feito”, disse ela ao Collider em 2021. “Acho que todos estão animados, e eu adoraria revisitar Lara novamente.” No entanto, à medida que os obstáculos se acumularam contra a produção, seus comentários sobre uma sequência se tornaram mais cautelosos. Quando os direitos do filme expiraram em 2022, ela não escondeu sua decepção.

Vikander ficou visivelmente abalada com o cancelamento da sequência de “Tomb Raider”. “Quero dizer, achei que estávamos prontos para seguir em frente”, disse ela à Variety em 2023. “Tínhamos uma diretora e uma roteirista.” Mais do que isso, Misha Green estava supostamente trabalhando em um novo roteiro, completo com um título decididamente badass, “Tomb Raider: Obsidian”. As coisas simplesmente não deram certo para o projeto, mas Vikander olha com carinho para o filme “Tomb Raider” que ela teve a chance de concluir.

A chance de interpretar Lara Croft, além disso, foi “outro daqueles sonhos de infância” para Vikander, como ela contou à Variety. Desde então, ela seguiu em frente com outros projetos, como o thriller de época “Firebrand”, mas ainda está aberta a outro papel em um filme de ação. “Interpretar um personagem de ação foi incrível, e além do que eu jamais pensei que faria”, continuou Vikander. “Acho que a parte física é algo que eu realmente gostei.”

O que poderia ter acontecido em Tomb Raider A Origem 2

Tomb Raider: A Origem“, dessa forma, deixou a porta aberta para mais aventuras de Lara Croft no futuro. O filme serviu como uma história de origem bastante sólida para a personagem. Com direito a uma cena pós-créditos que prestou homenagem à sua icônica trança e pistolas duplas.

Igualmente, ele até estabeleceu uma antagonista principal em Ana Miller (Kristin Scott Thomas), mentora de confiança de Lara e executora do espólio da família Croft. Após seu encontro com a organização insidiosa chamada Trinity, Lara suspeita que Ana é uma agente dupla. “Tomb Raider 2” poderia ter mostrado um confronto entre Lara e Ana em outra aventura global; infelizmente, nunca saberemos o que os roteiristas do filme tinham planejado.

Dito isso, no entanto, tivemos um vislumbre de uma sequência descartada do filme. O artista de storyboard Jake Lunt Davies compartilhou imagens de uma cena planejada para “Tomb Raider 2″”, onde”. Nele, um grupo de mercenários mascarados invade a Mansão Croft. A cena faz paralelo com uma sequência de “Lara Croft: Tomb Raider”, estrelado por Angelina Jolie. Mas é igualmente provável que “Tomb Raider: A Origem 2” tivesse se inspirado nos videogames também. São impressionantes 19 jogos para escolher, remontando a 1996 — embora a sequência fosse supostamente modelar seu enredo em parcelas mais recentes, como “Rise of the Tomb Raider” de 2015 e “Shadow of the Tomb Raider” de 2018.

Sobre o autor

Anderson

Criador do Mix de Séries, e co-criador do Tela Mania atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos. No Tela Mania atua na produção de conteúdo, reportagens, e coberturas de notícias e divulgações de séries, TV e filmes.