“True Detective”: 5ª temporada deve mudar de ares
A quarta temporada de "True Detective" acaba de exibir seu final, e os fãs já especulam sobre as possibilidades para a quinta temporada.
A quarta temporada de “True Detective” acaba de exibir seu final, e os fãs já especulam sobre as possibilidades para a quinta temporada. Desde sua estreia em 2014, cada temporada explorou uma nova narrativa ambientada em um cenário distinto.
A primeira temporada, considerada a melhor da franquia, estava profundamente enraizada na identidade da Louisiana, enquanto a segunda temporada abrangia uma cidade nos arredores de Los Angeles.
A terceira temporada mergulhou nos Ozarks, e a quarta levou os espectadores ao norte do Círculo Ártico, na cidade fictícia de Ennis, no Alasca. O local de cada temporada desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da narrativa daquela temporada, atuando, de muitas maneiras, como um personagem por si só.
“True Detective” deve mudar de cenário
Dada a importância do cenário do programa, a escolha dos criadores para a próxima locação inevitavelmente desempenhará um papel vital no tom e na essência da série à medida que avança. Embora o programa já tenha utilizado uma ampla gama de locais, ainda há muitos outros que poderiam ser explorados.
Sem dúvida, a quinta temporada deveria migrar para um cenário do Oeste. Com tal pano de fundo, as possibilidades para o que uma nova temporada poderia apresentar são ilimitadas.
A disputa com o criador original do programa, Nic Pizzolatto, não impediu que a última temporada de “True Detective” se classificasse como um sucesso retumbante. Segundo a HBO, a quarta temporada agora detém o título de a mais assistida de toda a série, alcançando um recorde de 12,7 milhões de espectadores em sua plataforma.
Também possui as classificações críticas mais altas quando comparada às suas contrapartes, de acordo com sua pontuação no Rotten Tomatoes. Assim, a série foi renovada para a quinta temporada e retornará com a criadora Issa López, a mente por trás da quarta temporada, no comando.
História ainda é desconhecida
Atualmente, não há detalhes concretos sobre o que a quinta temporada explorará. Enquanto houve discussões abstratas sobre trazer de volta Danvers (Jodie Foster) e Navarro (Kali Reis) de “Night Country“, tal história dificilmente se concretizaria, contrariando o aspecto antológico da série que permite explorar uma multiplicidade de histórias e pessoas interessantes.
Dizer uma história completa a cada temporada é uma das razões pelas quais o programa pode prosperar. Além disso, o arco narrativo dos personagens da quarta temporada alcançou um fim natural que faz sentido, e trazê-los de volta desfaria um trabalho tão bem elaborado. Dito isso, a quinta temporada deve entrar em um novo território, assim como todas as temporadas anteriores, então o programa deve se mudar para um cenário do Oeste a seguir.
O Oeste dos EUA seria interessante
Se a quinta temporada se mudasse para um cenário do Oeste, a série poderia facilmente explorar uma história durante os anos 1800. Embora a série não tenha voltado mais do que algumas décadas, mergulhar mais fundo no passado pode ser um conceito interessante a ser explorado.
Dado que a ideia de aplicação da lei estava apenas começando a se desenvolver plenamente, o pensamento de “verdadeiros detetives” fazendo o seu melhor para aplicar a justiça e resolver um crime seria convincente quando sobreposto a um cenário tão distintivo.
Além disso, o estético do Oeste se encaixa perfeitamente no espírito americano da série como um todo. A série já explorou quatro lugares diferentes que são exclusivamente americanos. No entanto, o cenário mais único da América ainda não foi considerado: o Oeste.
Em um programa que visa exalar um nível de coragem tão sinônimo com o ideal americano, um cenário no Oeste poderia ser uma boa escolha.