“Xógum” terá uma 2ª temporada? Entenda tudo
No explosivo episódio final de "Xógum: A Gloriosa Saga do Japão" a FX concluiu as tramas do romance original de James Clavell.
No explosivo episódio final de “Xógum: A Gloriosa Saga do Japão” a FX concluiu as tramas do romance original de James Clavell. Mas com a série se tornando um sucesso estrondoso, pode ser que não tenhamos visto o último do Lorde Yoshii Toranaga.
O astro e produtor Hiroyuki Sanada assinou um contrato para retornar para uma potencial segunda temporada da série. O Deadline relata que não apenas Sanada concordou em retornar, mas os produtores da série estão considerando uma mudança em suas categorias no Emmy deste ano de Minissérie para Drama.
“Xógum” ainda não tem renovação oficial
Embora ainda não tenha sido feita uma renovação oficial, com “Xógum” se tornando um grande sucesso crítico e comercial, não é surpresa que a rede queira fazer uma segunda viagem ao Japão do século XVII.
Embora a primeira série tenha tido um orçamento enorme, graças ao exército de figurantes, aos elaborados cenários e figurinos, e às filmagens em vários continentes, uma segunda temporada permitiria à FX e à sua empresa controladora, Disney, recuperar mais do seu investimento reutilizando os ativos da primeira temporada.
No entanto, não há informações sobre quem mais pode retornar, incluindo os showrunners Rachel Kondo e Justin Marks, ou qualquer ator cujos personagens tenham sobrevivido ao final da série (ou possivelmente da temporada), incluindo o protagonista Cosmo Jarvis.
Entenda os livros de James Clavell
James Clavell foi um escritor prolífico e produziu um ciclo de seis livros conhecido como Saga Asiática, do qual “Xógum” faz parte. Publicado em 1975, é o primeiro livro da saga cronologicamente, mas foi o terceiro escrito.
No entanto, os livros que o seguem na ordem temporal não são sequências diretas, e não apresentam os personagens de “Xógum“; “Tai-Pan“, o próximo livro cronologicamente, se passa séculos no futuro e ocorre em Hong Kong no século XIX.
Como o livro também foi adaptado para as telas nos anos 1980, como um filme estrelado por Bryan Brown e Joan Chen. Os showrunners de Shōgun, Kondo e Marks, discutiram a possibilidade de uma adaptação de “Tai-Pan” com Carly Lane da Collider, dizendo: “Tenho que dizer, fora de contexto, estamos realmente gostando de Tai-Pan. É um ótimo livro. Eu peguei para ver, ‘Ele consegue fazer outro sucesso?’ E é como, ‘Meu Deus, ele é um ótimo escritor que até isso é ótimo por razões completamente diferentes’. Então, sim, talvez façamos Tai-Pan um dia.”
Na mesma entrevista, eles falaram sobre possíveis futuras histórias de “Xógum“: “Acho que estaria mentindo se dissesse que quando estávamos todos sentados no set em vários momentos, não estávamos criando nossas próprias fantasias de fanfiction sobre o que seria contar certas histórias lateralmente, ou prequelas, ou talvez coisas que aconteceram depois.”
Sanada é um dos atores japoneses mais famosos internacionalmente. Depois de alguns anos agitados, com participações em “Westworld” da HBO e nos filmes de ação “Army of the Dead” e “John Wick Part 4“, ele está pronto para reprisar seu papel como Scorpion em “Mortal Kombat 2“.
Por fim, ainda é possível uma segunda temporada de “Xógum“, com Hiroyuki Sanada retornando para mais uma temporada.